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Manual de Instruções do Entersoft OuroCash™
Sistema para Controle Financeiro
2.06 - Registrando suas contas a receber (movimentos futuros)
Durante o desenvolvimento do Entersoft OuroCash™ procuramos criar uma interface objetiva, sem
complicações... Para facilitar o entendimento, o módulo de “Contas a Receber” funciona exatamente da
mesma forma que o módulo de “Contas a Pagar”.
O processo para inclusão dos títulos a receber é similar ao dos demais módulos.
Basta clicar no botão “F2 - Incluir” e iniciar o preenchimento dos campos.
Neste exemplo, vamos simular que um cliente lhe deva R$ 900,00 e combine de efetuar três
pagamentos quinzenais, sendo que o primeiro pagamento deverá ocorrer no dia 20/09/2017.
Começamos preenchendo o “Nome do Pagador”, a data do primeiro vencimento, o valor total a receber,
e a quantidade de parcelas. Em seguida, o sistema exibirá a tela abaixo:
Ao escolher a primeira opção, o sistema registrará 3 parcelas de R$ 300,00 (desejamos assim).
Caso você opte pela segunda opção, o sistema irá registrar 3 parcelas de R$ 900,00.
Em seguida, vamos informar o intervalo
entre os vencimentos de cada parcela.
Neste exemplo, como as parcelas possuem vencimentos quinzenais, vamos preencher no campo
indicado o número “quinze”, e em seguida vamos escolher a opção “dias”.
Logo abaixo, você poderá preencher no campo “Documento” qualquer informação que ajude na
identificação dos documentos que deram origem a este recebimento, tal como número de documento
fiscal, número de fatura, número de pedido, etc...
Utilize também o campo “Histórico” para detalhar tudo sobre este lançamento. É esta informação que
será exibida na grade de visualização das suas contas a receber, no módulo de receitas (após o
recebimento), e será impressa nos relatórios de contas a receber, receitas do período, livro caixa, e
fluxo de caixa.
Quando você terminar o preenchimento de todos os campos, clique no botão “F4 - Confirmar”.
Em seguida você poderá cadastrar o “pagador”, caso não esteja cadastrado...
Irá escolher em qual centro de lucros estes títulos se enquadram, e clicar no botão “Confirmar”.
E pronto! Todas as três parcelas estarão registradas no seu controle de “Contas a Receber”,
conforme a ilustração abaixo:
Durante as explicações sobre o lançamento de “Receitas”, utilizamos como exemplo uma receita em
três parcelas no cartão de crédito, ocorrida em 13/09/2017 no valor total de R$ 600,00.
Veja que, como a administradora de cartões ainda não depositou os valores das parcelas, elas se
encontram registradas no nosso controle de “Contas a Receber”.
O processo de baixa (quitação) das transações realizadas em “Cartão de Crédito” ou “Cartão
de Débito” ocorrerá automaticamente quando chegar a data de vencimento.
Por exemplo, a primeira parcela vence em 14/10/2017. Quando chegar esta data, o sistema registrará o
depósito de R$ 200,00 na sua conta bancária, e também irá retirar da sua conta o valor da taxa cobrada
pela administradora de cartões (esta taxa é configurada no módulo “Bandeiras e Cartões”).
Todas as instruções apresentadas no capítulo anterior valem para este capítulo.
O módulo de “Contas a Receber” deverá ser utilizado como uma espécie de
agenda para os recebimentos futuros. Neste módulo você poderá incluir, consultar,
e também dar baixa nos títulos recebidos.