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Curta nossa Página no Facebook... Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato. Estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe de Desenvolvimento Entersoft - Análise e Desenvolvimento de Sistemas “... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15 Manual de Instruções do Entersoft OuroCash Sistema para Controle Financeiro 2.06 - Registrando suas contas a receber (movimentos futuros) Durante o desenvolvimento do Entersoft OuroCash procuramos criar uma interface objetiva, sem complicações... Para facilitar o entendimento, o módulo de “Contas a Receber” funciona exatamente da mesma forma que o módulo de “Contas a Pagar”. O processo para inclusão dos títulos a receber é similar ao dos demais módulos. Basta clicar no botão “F2 - Incluir” e iniciar o preenchimento dos campos. Neste exemplo, vamos simular que um cliente lhe deva R$ 900,00 e combine de efetuar três pagamentos quinzenais, sendo que o primeiro pagamento deverá ocorrer no dia 20/09/2017. Começamos preenchendo o “Nome do Pagador”, a data do primeiro vencimento, o valor total a receber, e a quantidade de parcelas. Em seguida, o sistema exibirá a tela abaixo: Ao escolher a primeira opção, o sistema registrará 3 parcelas de R$ 300,00 (desejamos assim). Caso você opte pela segunda opção, o sistema irá registrar 3 parcelas de R$ 900,00. Em seguida, vamos informar o intervalo entre os vencimentos de cada parcela. Neste exemplo, como as parcelas possuem vencimentos quinzenais, vamos preencher no campo indicado o número “quinze”, e em seguida vamos escolher a opção “dias”. Logo abaixo, você poderá preencher no campo “Documento” qualquer informação que ajude na identificação dos documentos que deram origem a este recebimento, tal como número de documento fiscal, número de fatura, número de pedido, etc... Utilize também o campo “Histórico” para detalhar tudo sobre este lançamento. É esta informação que será exibida na grade de visualização das suas contas a receber, no módulo de receitas (após o recebimento), e será impressa nos relatórios de contas a receber, receitas do período, livro caixa, e fluxo de caixa. Quando você terminar o preenchimento de todos os campos, clique no botão “F4 - Confirmar”. Em seguida você poderá cadastrar o “pagador”, caso não esteja cadastrado... Irá escolher em qual centro de lucros estes títulos se enquadram, e clicar no botão “Confirmar”. E pronto! Todas as três parcelas estarão registradas no seu controle de “Contas a Receber”, conforme a ilustração abaixo: Durante as explicações sobre o lançamento de “Receitas”, utilizamos como exemplo uma receita em três parcelas no cartão de crédito, ocorrida em 13/09/2017 no valor total de R$ 600,00. Veja que, como a administradora de cartões ainda não depositou os valores das parcelas, elas se encontram registradas no nosso controle de “Contas a Receber”. O processo de baixa (quitação) das transações realizadas em “Cartão de Crédito” ou “Cartão de Débito” ocorrerá automaticamente quando chegar a data de vencimento. Por exemplo, a primeira parcela vence em 14/10/2017. Quando chegar esta data, o sistema registrará o depósito de R$ 200,00 na sua conta bancária, e também irá retirar da sua conta o valor da taxa cobrada pela administradora de cartões (esta taxa é configurada no módulo “Bandeiras e Cartões”). Todas as instruções apresentadas no capítulo anterior valem para este capítulo. O módulo de “Contas a Receber” deverá ser utilizado como uma espécie de agenda para os recebimentos futuros. Neste módulo você poderá incluir, consultar, e também dar baixa nos títulos recebidos.