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Curta nossa Página no Facebook... Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato. Estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe de Desenvolvimento Entersoft - Análise e Desenvolvimento de Sistemas “... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15 Manual de Instruções do Entersoft OuroCash Sistema para Controle Financeiro 2.05 - Registrando suas contas a pagar (movimentos futuros) Como foi explicado em capítulo anterior, o Entersoft OuroCash permite você organizar separadamente suas movimentações futuras das movimentações já realizadas. Para isso, foram criados os módulos de “Contas a Pagar”, e “Contas a Receber”. O processo para inclusão dos títulos é praticamente o mesmo dos demais módulos. Basta clicar no botão “F2 - Incluir” e iniciar o preenchimento dos campos. Vamos utilizar como exemplo, faturas de energia elétrica, que são títulos recorrentes. Ou seja, são títulos que se repetem em períodos específicos, com valores médios já conhecidos, e datas de vencimento pré-estabelecidas. Documento:      Fatura de Energia Elétrica Favorecido:     Companhia Energética S/A Vencimento:       Todo dia 15 de cada mês Valor aproximado:           R$ 250,00 Se já sabemos essas informações, por que não registrar no sistema as faturas dos próximos 12 meses, de uma só vez? Este tipo de situação ocorre com frequência no cotidiano de todos... e é uma excelente oportunidade de agilizar o seu trabalho, e é útil inclusive para montar o seu relatório de “Fluxo de Caixa”. No exemplo, começamos preenchendo o campo “Nome do Beneficiário”. Em seguida, a data de vencimento da primeira fatura, o valor total, e o número de parcelas. Observe que o valor informado trata-se de uma MÉDIA, pois só saberemos o valor exato de cada fatura nos dias próximos ao vencimento... Não se preocupe pois você poderá efetuar a correção do valor posteriormente. Ao confirmar a quantidade de parcelas, ou quantidade de vezes que desejamos registrar este tipo de fatura, será exibida a tela abaixo: Caso você escolha a primeira opção, o sistema irá registrar 12 parcelas de R$ 20,83. Caso opte pela segunda opção, o sistema irá registrar 12 parcelas de R$ 250,00 (esta que desejamos). Em seguida, você deve informar o intervalo entre os vencimentos de cada parcela. Neste exemplo, o intervalo é mensal, então preenchemos no campo indicado o número “um”, em seguida escolhemos a opção “meses”. Desta forma, o sistema irá registrar a data de vencimento de cada fatura para todo o dia 15. Por fim, você poderá preencher no campo “Documento” qualquer informação que ajude na identificação de seus títulos a pagar, tal como número de documento fiscal, número de fatura, número de pedido, etc. Utilize o campo “Histórico” para detalhar tudo sobre este tipo de documento. É esta informação que será exibida na grade de visualização das receitas, e impressa nos relatórios de receitas do período, livro caixa, e fluxo de caixa. Observe a opção assinalada ao lado. No caso deste exemplo, os títulos são referentes à “energia elétrica” consumida no mês anterior. Por exemplo, a fatura paga em setembro se refere a consumo do mes de agosto. Ao marcarmos esta opção “Ref. mês retroativo”, o sistema irá adicionar ao campo “Histórico” o mês de referência de cada fatura, automaticamente, como será demonstrado dentro de alguns instantes. Quando você terminar o preenchimento de todos os campos, clique no botão “F4 - Confirmar”. Em seguida você poderá cadastrar o beneficiário, caso não esteja cadastrado... Irá escolher em qual centro de custos os títulos se enquadram, e clicar no botão “Confirmar”. E pronto! Todas as doze faturas estarão registradas no seu controle de “Contas a Pagar”, conforme a ilustração abaixo: Observe na coluna “Histórico” que o período de referência foi adicionado, conforme mencionamos anteriormente. O módulo de “Contas a Pagar” deverá ser utilizado como uma espécie de agenda dos pagamentos que serão realizados numa data futura. Neste módulo você poderá incluir, consultar, e também dar baixa nos títulos pagos.