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“... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15
Manual de Instruções do Entersoft OuroCash™
Sistema para Controle Financeiro
2.05 - Registrando suas contas a pagar (movimentos futuros)
Como foi explicado em capítulo anterior, o Entersoft OuroCash™ permite você organizar separadamente
suas movimentações futuras das movimentações já realizadas. Para isso, foram criados os módulos de
“Contas a Pagar”, e “Contas a Receber”.
O processo para inclusão dos títulos é praticamente o mesmo dos demais módulos.
Basta clicar no botão “F2 - Incluir” e iniciar o preenchimento dos campos.
Vamos utilizar como exemplo, faturas de energia elétrica, que são títulos recorrentes. Ou seja, são
títulos que se repetem em períodos específicos, com valores médios já conhecidos, e datas de
vencimento pré-estabelecidas.
Documento: Fatura de Energia Elétrica
Favorecido:
Companhia Energética S/A
Vencimento: Todo dia 15 de cada mês
Valor aproximado: R$ 250,00
Se já sabemos essas informações, por que não registrar no sistema
as faturas dos próximos 12 meses, de uma só vez?
Este tipo de situação ocorre com frequência no cotidiano de todos... e é uma excelente oportunidade de
agilizar o seu trabalho, e é útil inclusive para montar o seu relatório de “Fluxo de Caixa”.
No exemplo, começamos preenchendo o campo “Nome do Beneficiário”. Em seguida, a data de
vencimento da primeira fatura, o valor total, e o número de parcelas.
Observe que o valor informado trata-se de uma MÉDIA, pois só saberemos o valor exato de cada fatura
nos dias próximos ao vencimento... Não se preocupe pois você poderá efetuar a correção do valor
posteriormente.
Ao confirmar a quantidade de parcelas, ou quantidade de vezes que desejamos registrar este tipo de
fatura, será exibida a tela abaixo:
Caso você escolha a primeira opção, o sistema irá registrar 12 parcelas de R$ 20,83.
Caso opte pela segunda opção, o sistema irá registrar 12 parcelas de R$ 250,00 (esta que desejamos).
Em seguida, você deve informar o intervalo entre
os vencimentos de cada parcela.
Neste exemplo, o intervalo é mensal, então
preenchemos no campo indicado o número “um”,
em seguida escolhemos a opção “meses”.
Desta forma, o sistema irá registrar a data de vencimento de cada fatura para todo o dia 15.
Por fim, você poderá preencher no campo “Documento” qualquer informação que ajude na identificação
de seus títulos a pagar, tal como número de documento fiscal, número de fatura, número de pedido, etc.
Utilize o campo “Histórico” para detalhar tudo sobre este tipo de documento. É esta informação que será
exibida na grade de visualização das receitas, e impressa nos relatórios de receitas do período, livro
caixa, e fluxo de caixa.
Observe a opção assinalada ao lado.
No caso deste exemplo, os títulos
são referentes à “energia elétrica”
consumida no mês anterior.
Por exemplo, a fatura paga em
setembro se refere a consumo do
mes de agosto.
Ao marcarmos esta opção “Ref. mês retroativo”, o sistema irá adicionar ao campo “Histórico” o mês
de referência de cada fatura, automaticamente, como será demonstrado dentro de alguns instantes.
Quando você terminar o preenchimento de todos os campos, clique no botão “F4 - Confirmar”.
Em seguida você poderá cadastrar o beneficiário, caso não esteja cadastrado...
Irá escolher em qual centro de custos os títulos se enquadram, e clicar no botão “Confirmar”.
E pronto! Todas as doze faturas estarão registradas no seu controle de “Contas a Pagar”,
conforme a ilustração abaixo:
Observe na coluna “Histórico” que o período de referência foi adicionado, conforme mencionamos
anteriormente.
O módulo de “Contas a Pagar” deverá ser utilizado como uma espécie de agenda
dos pagamentos que serão realizados numa data futura. Neste módulo você
poderá incluir, consultar, e também dar baixa nos títulos pagos.