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Entersoft - Análise e Desenvolvimento de Sistemas
“... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15
Manual de Instruções do Entersoft OuroCash™
Sistema para Controle Financeiro
2.07 - Como efetuar a quitação de uma conta
cujo pagamento estava pendente
Até este momento, você já aprendeu como registrar seus documentos nos módulos de
“Contas a Pagar” e “Contas a Receber”. No entanto, não basta apenas registrar que um dia você terá
que pagar algo, ou que na data tal, você tem uma quantia X a receber...
Para que seu controle financeiro funcione de verdade, é muito importante “registrar a baixa” dos títulos
quando o pagamento de fato ocorrer. E é isso que vamos aprender agora!
Lembra daquela fatura de energia elétrica que cadastramos num capítulo anterior,
com vencimento em 15/09/2017, e cujo valor ainda não era exato, pois ainda não
tinhamos a fatura em mãos? Pois bem, o pagamento foi realizado e chegou a hora
de quitar essa conta no sistema!
Vamos abrir o módulo “Contas a Pagar”, selecionar o registro na grade conforme a ilustração a seguir,
e clicar no botão “F5 - Alterar”, pois precisamos corrigir o valor da fatura:
Documento: Fatura de Energia Elétrica
Favorecido:
Companhia Energética S/A
Vencimento: Todo dia 15 de cada mês
Valor aproximado: R$ 250,00
Quando cadastramos a fatura:
Período de Referência:
Agosto de 2017
Data do Pagamento:
15/09/2017
Valor pago:
R$ 237,29
Forma de Pagamento:
Débito em conta
Valor correto da fatura e do pagamento:
Ao clicar no botão “Baixar”, será aberta
a tela ao lado, onde você deverá informar
a data em que o pagamento ocorreu,
o valor pago, e a forma de pagamento.
De acordo com a forma de pagamento
selecionada, o sistema irá pedir algumas
informações complementares.
Ao terminar o preenchimento, basta clicar
no botão “F4 - Confirmar”, e o título estará
quitado.
Será exibida a tela abaixo, onde podemos editar as informações necessárias e salvar as alterações.
Vamos corrigir o valor da fatura, de R$ 250,00 para o valor correto que é R$ 237,29 e clicar no botão
“F4 - Salvar”.
Observe na tela abaixo que o valor da fatura já estará corrigido... Neste momento, vamos clicar no
botão “F9 - Baixar”, e registrar a quitação do título:
Neste momento, diversas ações ocorrerão no sistema:
•
Este título constará como “quitado” no módulo de “Contas a Pagar” e nos respectivos relatórios.
•
O título constará como uma despesa no módulo de “Despesas” e nos respectivos relatórios.
•
Será debitado o valor de R$ 237,29 da conta bancária “Santander Ag 0101” no dia 15/09/2017.
•
Este pagamento também será registrado no seu “Livro Caixa” e no “Fluxo de Caixa”.
•
Será realizada a atualização do gráfico “Receitas vs. Despesas”.
•
Será realizada a atualização dos gráficos do “Centro de Custos” e do “Centro de Lucros”.
O que fazer em casos onde o pagamento é realizado parcialmente?
O Entersoft OuroCash™ permite você lidar com estas situações de uma forma bem rápida e sem
complicações... Vamos utilizar como exemplo uma “Conta a Receber” no valor de R$ 1500,00 que
deveria ter sido quitada no dia 20/09/2017, mas além do cliente atrasar o pagamento, ainda ficou
devendo uma certa quantia, combinando de efetuar o restante do pagamento
numa próxima data.
Como o documento já havia sido registrado no controle de “Contas a Receber”,
vamos abrir o módulo, localizar o título na grade, e clicar no botão “F9 - Baixar”,
conforme a ilustração abaixo:
Será exibida a tela abaixo, onde preencheremos as informações sobre o pagamento:
E se forem utilizadas várias formas de pagamento diferentes, para quitar
um mesmo título, como devo proceder?
Como o valor total do título é R$ 1.500,00 e o valor pago é apenas R$ 1.000,00, ao clicar no botão
“F4 - Confirmar”, o sistema exibirá esta mensagem:
Se clicarmos em “Sim” o sistema irá voltar para a tela anterior onde poderemos registrar um novo
recebimento... Se clicarmos em “Não”, o processo de baixa será concluído, e os R$ 500,00 ficarão em
aberto, aguardando um novo pagamento.
Clicamos em “Não”, e o valor consta em aberto, conforme a ilustração abaixo:
Quando o cliente efetuar o pagamento da quantia restante, basta selecionar novamente este título na
grade, clicar no botão “F9 - Baixar”, e registrar a quitação.
O procedimento é o mesmo que foi ilustrado há pouco... basta preencher a data da baixa, o valor pago,
a forma de pagamento, e as informações complementares que variam de acordo com a “Forma de
Pagamento” selecionada. Ao concluir a digitação, clique em “F4 - Confirmar”.
Quando um título estiver completamente quitado, a coluna “Valor em Aberto” da grade estará
ZERADO, conforme a ilustração abaixo:
Você deve registrar a quitação de forma separada, parte por parte, uma forma de pagamento de cada
vez. Por exemplo, se uma parte foi paga em dinheiro, outra parte em cartão de débito, e outra parte no
cartão de crédito, você irá registrar isso, parte por parte.
No exemplo acima, o valor total do título era R$ 1.500,00.
Vamos supor que o pagamento foi realizado da seguinte maneira:
•
Dinheiro ........................ R$ 500,00
•
Cheque de terceiros ..... R$ 500,00
•
Cartão de débito ........... R$ 250,00
•
Cartão de crédito 6x ..... R$ 250,00
Selecionamos o título na grade, clicamos no botão “F9 - Baixar”, e preenchemos o primeiro
pagamento de R$ 500,00 em dinheiro e clicamos no botão “F4- Confirmar”.
Neste caso vamos clicar em “Sim”, e o sistema voltará para a tela anterior, aguardando a digitação da
próximas formas de pagamento, conforme ilustrações abaixo:
Sempre que você registrar a quitação de um título num valor inferior ao valor total, será exibida a
telinha abaixo, informando que restam a receber X quantia, e perguntando se você deseja registrar um
novo recebimento...
clique na imagem para expandir
Quando o título estiver completamente quitado, a coluna “Valor em Aberto” da grade estará
ZERADO, conforme a ilustração abaixo:
Além disso, você poderá visualizar todas as formas de pagamento utilizadas na quitação deste título,
clicando no botão “F11 - Ver Pagamentos / Estornar”: