Copyright © Entersoft Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Todos os direitos reservados  
Curta nossa Página no Facebook... Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato. Estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe de Desenvolvimento Entersoft - Análise e Desenvolvimento de Sistemas “... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15 Manual de Instruções do Entersoft OuroCash Sistema para Controle Financeiro 2.07 -  Como efetuar a quitação de uma conta cujo pagamento estava pendente Até este momento, você já aprendeu como registrar seus documentos nos módulos de Contas a Pagar” e “Contas a Receber”. No entanto, não basta apenas registrar que um dia você terá que pagar algo, ou que na data tal, você tem uma quantia X a receber... Para que seu controle financeiro funcione de verdade, é muito importante “registrar a baixa” dos títulos quando o pagamento de fato ocorrer. E é isso que vamos aprender agora! Lembra daquela fatura de energia elétrica que cadastramos num capítulo anterior, com vencimento em 15/09/2017, e cujo valor ainda não era exato, pois ainda não tinhamos a fatura em mãos? Pois bem, o pagamento foi realizado e chegou a hora de quitar essa conta no sistema! Vamos abrir o módulo “Contas a Pagar”, selecionar o registro na grade conforme a ilustração a seguir, e clicar no botão “F5 - Alterar”, pois precisamos corrigir o valor da fatura: Documento:      Fatura de Energia Elétrica Favorecido:     Companhia Energética S/A Vencimento:       Todo dia 15 de cada mês Valor aproximado:           R$ 250,00 Quando cadastramos a fatura: Período de Referência: Agosto de 2017 Data do Pagamento:   15/09/2017 Valor pago:            R$  237,29 Forma de Pagamento: Débito em conta Valor correto da fatura e do pagamento: Ao clicar no botão “Baixar”, será aberta a tela ao lado, onde você deverá informar a data em que o pagamento ocorreu, o valor pago, e a forma de pagamento. De acordo com a forma de pagamento selecionada, o sistema irá pedir algumas informações complementares. Ao terminar o preenchimento, basta clicar no botão “F4 - Confirmar”, e o título estará quitado. Será exibida a tela abaixo, onde podemos editar as informações necessárias e salvar as alterações. Vamos corrigir o valor da fatura, de R$ 250,00 para o valor correto que é R$ 237,29 e clicar no botão F4 - Salvar”. Observe na tela abaixo que o valor da fatura já estará corrigido... Neste momento, vamos clicar no botão “F9 - Baixar”, e registrar a quitação do título:     Neste momento, diversas ações ocorrerão no sistema: Este título constará como “quitado” no módulo de “Contas a Pagar” e nos respectivos relatórios. O título constará como uma despesa no módulo de “Despesas” e nos respectivos relatórios. Será debitado o valor de R$ 237,29 da conta bancária “Santander Ag 0101” no dia 15/09/2017. Este pagamento também será registrado no seu “Livro Caixa” e no “Fluxo de Caixa”. Será realizada a atualização do gráfico “Receitas vs. Despesas”. Será realizada a atualização dos gráficos do “Centro de Custos” e do “Centro de Lucros”. O que fazer em casos onde o pagamento é realizado parcialmente? O Entersoft OuroCash permite você lidar com estas situações de uma forma bem rápida e sem complicações... Vamos utilizar como exemplo uma “Conta a Receber” no valor de R$ 1500,00 que deveria ter sido quitada no dia 20/09/2017, mas além do cliente atrasar o pagamento, ainda ficou devendo uma certa quantia, combinando de efetuar o restante do pagamento numa próxima data. Como o documento já havia sido registrado no controle de “Contas a Receber”, vamos abrir o módulo, localizar o título na grade, e clicar no botão “F9 - Baixar”, conforme a ilustração abaixo: Será exibida a tela abaixo, onde preencheremos as informações sobre o pagamento: E se forem utilizadas várias formas de pagamento diferentes, para quitar um mesmo título, como devo proceder? Como o valor total do título é R$ 1.500,00 e o valor pago é apenas R$ 1.000,00, ao clicar no botão F4 - Confirmar”, o sistema exibirá esta mensagem: Se clicarmos em “Sim” o sistema irá voltar para a tela anterior onde poderemos registrar um novo recebimento... Se clicarmos em “Não”, o processo de baixa será concluído, e os R$ 500,00 ficarão em aberto, aguardando um novo pagamento. Clicamos em “Não”, e o valor consta em aberto, conforme a ilustração abaixo: Quando o cliente efetuar o pagamento da quantia restante, basta selecionar novamente este título na grade, clicar no botão “F9 - Baixar”, e registrar a quitação. O procedimento é o mesmo que foi ilustrado há pouco... basta preencher a data da baixa, o valor pago, a forma de pagamento, e as informações complementares que variam de acordo com a “Forma de Pagamento” selecionada. Ao concluir a digitação, clique em “F4 - Confirmar”. Quando um título estiver completamente quitado, a coluna “Valor em Aberto” da grade estará ZERADO, conforme a ilustração abaixo: Você deve registrar a quitação de forma separada, parte por parte, uma forma de pagamento de cada vez. Por exemplo, se uma parte foi paga em dinheiro, outra parte em cartão de débito, e outra parte no cartão de crédito, você irá registrar isso, parte por parte. No exemplo acima, o valor total do título era R$ 1.500,00. Vamos supor que o pagamento foi realizado da seguinte maneira: Dinheiro ........................ R$ 500,00 Cheque de terceiros ..... R$ 500,00 Cartão de débito ........... R$ 250,00 Cartão de crédito 6x ..... R$ 250,00 Selecionamos o título na grade, clicamos no botão “F9 - Baixar”, e preenchemos o primeiro pagamento de R$ 500,00 em dinheiro e clicamos no botão “F4- Confirmar”. Neste caso vamos clicar em “Sim”, e o sistema voltará para a tela anterior, aguardando a digitação da próximas formas de pagamento, conforme ilustrações abaixo: Sempre que você registrar a quitação de um título num valor inferior ao valor total, será exibida a telinha abaixo, informando que restam a receber X quantia, e perguntando se você deseja registrar um novo recebimento... Recebimento em cheque R$ 500,00 Recebimento no cartão de crédito R$ 250,00 em 6 parcelas Recebimento no cartão de débito R$ 250,00 clique na imagem para expandir Quando o título estiver completamente quitado, a coluna “Valor em Aberto” da grade estará ZERADO, conforme a ilustração abaixo: Além disso, você poderá visualizar todas as formas de pagamento utilizadas na quitação deste título, clicando no botão “F11 - Ver Pagamentos / Estornar”: