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Curta nossa Página no Facebook... Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato. Estamos à disposição. Atenciosamente, Equipe de Desenvolvimento Entersoft - Análise e Desenvolvimento de Sistemas “... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15 Manual de Instruções do Entersoft OuroCash Sistema para Controle Financeiro 1.11 - Organizando seu plano de contas, centro de custos e centro de lucros Com o Entersoft OuroCash você pode criar uma estrutura para classificar cada tipo de recebimento ou pagamento, semelhante ao exemplo abaixo: No momento em que você estiver registrando cada movimentação no sistema, você poderá escolher em qual destas categorias deseja enquadrar o movimento em questão. Além disso, o sistema também apresenta, em forma de gráficos, um resumo de todas as suas movimentações num determinado período, para cada categoria do seu plano de contas. Basta selecionar a categoria, definir o período, e pronto! Isso lhe permitirá saber exatamente de onde veio e para onde foi o seu dinheiro. Para configurar esta estrutura, na tela principal do sistema, clique no menu “Configurações”. Em seguida clique em “Centro de Custos e Lucros (Integrado com Plano de Contas) Ao abrir este módulo pela primeira vez, você verá que não existe nada pré-cadastrado... Mas não se desepere! Isso é necessário pois cada empresa possui uma forma diferente de trabalho. Você vai aprender a criar sua própria estrutura agora, e verá que é tudo muito fácil. Nossa recomendação é que você primeiro crie os troncos principais, e depois as demais ramificações. Vamos começar criando, por exemplo, o tronco das “Receitas”, e depois o tronco das “Despesas”. Clique no botão “F2 - Incluir”, e será exibida a tela ao lado: No primeiro campo só existe a opção Conta Raiz”, pois ainda não criamos nenhum tronco principal, nem ramificações. O campo “Código” é preenchido automaticamente pelo sistema... Basta você preencher o campo “Descrição”, e clicar no botão “F4 - Salvar”. Repita o mesmo processo descrito acima para criar o tronco das “Despesas”, lembrando de definir o primeiro campo como “Conta Raiz. Feito isso, sua estrutura começará a ganhar forma, como no exemplo abaixo: O próximo passo é cadastrar as ramificações que você deseja adicionar à sua estrutura, seguindo as mesmas instruções. A única diferença agora é que você irá selecionar um tronco raiz durante a inclusão. Veja o exemplo: Ao passo que você for salvando estas informações a sua estrutura estará sendo atualizada automaticamente. Você pode criar tudo do seu jeito, da forma que melhor atenda às suas necessidades. Ao terminar clique em “F4 - Salvar Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Observando a barra de botões na parte inferior da tela, você verá que é possível imprimir o seu plano de contas, e acessar a parte onde são exibidos os gráficos demonstrativos do plano de contas, conforme mencionado no início deste tutorial.