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Entersoft - Análise e Desenvolvimento de Sistemas
“... Bem aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR” - Salmos 144:15
Manual de Instruções do Entersoft OuroCash™
Sistema para Controle Financeiro
1.11 - Organizando seu plano de contas, centro de custos e centro de lucros
Com o Entersoft OuroCash™ você pode criar uma estrutura para classificar cada tipo de recebimento ou
pagamento, semelhante ao exemplo abaixo:
No momento em que você estiver registrando cada movimentação no sistema, você poderá escolher em
qual destas categorias deseja enquadrar o movimento em questão.
Além disso, o sistema também apresenta, em forma de gráficos, um resumo de todas as suas
movimentações num determinado período, para cada categoria do seu plano de contas.
Basta selecionar a categoria, definir o período, e pronto!
Isso lhe permitirá saber exatamente de onde veio e para onde foi o seu dinheiro.
Para configurar esta estrutura, na tela principal
do sistema, clique no menu “Configurações”.
Em seguida clique em “Centro de Custos e Lucros
(Integrado com Plano de Contas)”
Ao abrir este módulo pela primeira vez, você verá que não existe nada pré-cadastrado...
Mas não se desepere! Isso é necessário pois cada empresa possui uma forma diferente de trabalho.
Você vai aprender a criar sua própria estrutura agora, e verá que é tudo muito fácil.
Nossa recomendação é que você primeiro crie os troncos principais, e depois as demais ramificações.
Vamos começar criando, por exemplo, o tronco das “Receitas”, e depois o tronco das “Despesas”.
Clique no botão “F2 - Incluir”, e será exibida
a tela ao lado:
No primeiro campo só existe a opção
“Conta Raiz”, pois ainda não criamos nenhum
tronco principal, nem ramificações.
O campo “Código” é preenchido automaticamente
pelo sistema... Basta você preencher o campo “Descrição”, e clicar no botão “F4 - Salvar”.
Repita o mesmo processo descrito acima para criar o tronco das “Despesas”, lembrando de definir o
primeiro campo como “Conta Raiz”.
Feito isso, sua estrutura começará a ganhar forma, como no exemplo abaixo:
O próximo passo é cadastrar as ramificações que você deseja adicionar à sua estrutura, seguindo as
mesmas instruções. A única diferença agora é que você irá selecionar um tronco raiz durante a
inclusão. Veja o exemplo:
Ao passo que você for salvando estas informações a sua estrutura estará sendo atualizada
automaticamente. Você pode criar tudo do seu jeito, da forma que melhor atenda às suas
necessidades.
Ao terminar clique
em “F4 - Salvar”
Repita o processo
quantas vezes
forem necessárias.
Observando a barra de botões na parte inferior da tela, você verá que é possível imprimir o seu plano
de contas, e acessar a parte onde são exibidos os gráficos demonstrativos do plano de contas,
conforme mencionado no início deste tutorial.